Estou cansado

Bonjour, mes amis!!

Sabe aquele sentimento de fadiga, de estar fazendo sempre as mesmas coisas e não encontrar mudanças? De achar que suas orações estão distantes de Deus e incapazes de produzir frutos? Se suas respostas para essas perguntas foram positivas, continue a ler este artigo, pois será sobre isto que vamos agora partilhar.

Por quantas vezes, infelizmente, não temos tido uma vida de oração firme e uma grande intimidade com Deus, nos deixando ficar estagnados pela acomodação na vida de oração pessoal. Orar em comunidade, pela (ou não) condução de outrem parece ser mais eficaz do que fazer como diz naquela passagem do Evangelho de São Mateus: “entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai” (Mt 6,6). Por favor, não quero aqui que interpretem como uma contrariedade a vida de oração comunitária, mas desejo expressar a grande eficácia, também, da oração pessoal.


A oração comunitária será difícil de frutificar se nos falta às práticas espirituais, e principalmente, um incentivo próprio na oração pessoal. Pois, sabemos muito bem que não existe melhor prática para a oração do que a própria oração. Porém, perdemos o incentivo depois de tanto tentar e sempre falhar, nos cansamos de nós mesmos, e impotentes ao ponto de não alcançarmos a tão desejada intimidade com Deus e a oração eficaz e abundante de bons frutos. Chegamos ao nível onde as interações que existem entre nós e Deus, não são frutos de nossa persistência, mas pela misericórdia deste Deus que se faz necessitado de seus filhos.

Espere! Acho que acabamos de encontrar o incentivo que tem nos faltado!

Pensem comigo: Sendo Deus, todo poderoso, onipotente, onisciente, onipresente, independente e tudo mais que sabemos; Ele escolhe fazer-se necessário de mim. Então, como nós, criaturas tão frágeis, criadas por suas fortes mãos e extremamente dependentes de seu auxílio e amor, não conseguimos perceber o quanto nós necessitamos d’Ele?


Acredito que em vez de olhar apenas para o nosso cansaço, deveríamos mudar de direção e perceber esta necessidade infundida em nós desde a nossa criação. Este desejo de Deus é muito maior que todo o cansaço que poderíamos sentir. É ele quem deve incentivar-nos a continuar e tentar alcançar esta intimidade, criando novos métodos e estratégias para crescer na oração pessoal. Não importa o grau de dificuldade que estejamos passando, jamais podemos desistir. O pior caminho que se pode escolher é o da desistência de Deus; preferir a nossa mesmice rotineira e nos conter em viver a ilusão de estar felizes em nós, perdendo, porém, a verdadeira e eterna felicidade.

Se Deus não desiste de nós, por que iremos desistir d’Ele?  

Vale a pena todo o esforço possível para deixar a aridez espiritual e para aproximar-se mais e mais de Deus. Ele deseja todos os dias, viver uma intimidade profunda conosco, porém, também respeita nossas escolhas e tenta ao máximo ajudar na solução de nossos problemas, mas, o desejo também deve partir de nós. Escolhamos sempre a Deus, nisto nunca iremos errar!


Que pela intercessão da Santíssima Virgem Maria, seja dissipado todo cansaço espiritual e físico que nos distanciam da verdadeira felicidade e de uma vida de oração eficaz e de intimidade com Deus.
Deus nos abençoe!


Salve Maria!
Pablo Ibraim

Comentários

Postar um comentário