Enxergar



Oii geração! E aí ? Tudo bem?
Ficamos uns dias sumidos daqui, mas hoje quero falar de um testemunho que muito alegrou o meu coração. Eu já queria falar desse tema e estava adiando, porém ao ler uma publicação do meu amigo, me deu um up a mais para vir. 

Eu sou da PASCOM (Pastoral da Comunicação) da minha paróquia e, desde Dezembro do ano passado em que iniciamos esse trabalho, eu tenho visto o quanto há de diferença em olhar e enxergar... enxergar vai muito além de passar os olhos. Muitas vezes olhamos e não enxergamos. Não ultrapassamos o que aparenta. Não vamos além de situações, pessoas, momentos, sentimentos, que mesmo por vezes gritando em atitudes para que os enxerguemos não conseguimos.


Quando estou com a câmera na mão, eu consigo adentrar o sagrado, enxergar o mistério e aprofundar-me nele. É como se o céu se abrisse para que eu capturasse o momento e, capturando-o, sentisse-me nele.
Ao dar o zoom, é como se eu tocasse no que acontece ali. É como se o sobrenatural se tornasse palpável e que o espiritual se mostrasse. Viajo sem sair do lugar. Ultrapasso os limites postos. Com pessoas também é assim.. eu gosto de observar e aí dando zoom e capturar momentos, principalmente quando elas não vêem.

Estamos vivendo em um mundo de filtros, máscaras, superficialidade.
Criamos uma sociedade doente. Uma imagem perfeita do que está bagunçado que faz o outro ver é pensar "só eu tenho problema, só minha vida que é um horror". Quando não somos observados conseguimos e podemos ser nós mesmos.
E aí, é preciso fechar e desconectar das pessoas para conectar e ser eu mesma com Deus, que me enxerga, me conhece por inteira, sabe como sou e não me julga, ao contrário, me aceita! Sem minhas máscaras, e mesmo se eu coloco, Ele retira, porque quando O tocamos, quando O olhamos, Ele que é verdade, revela a verdade em nós e de nós! 


E voltando ao zoom... Por quê ele? 
Ele não mostra que estamos perto! Permite as pessoas estar nela mesmo e nos permite adentrar o sagrado da relação. Por isso acredito firmemente que PASCOM não é só "tirar fotos" como mitos acham ou dizem.. que é "uma pastoral desnecessária". Ao contrário, é ir além do olhar, olhar e enxergar.. sensibilizar-se, deixar-se guiar por Deus, deixar Deus trabalhar em você e mostrar o além de tudo aquilo que por vezes pensam ser rotineiros e repetitivos. Ahhh, se entendêssemos de fato a beleza da Santa Missa, por exemplo, da Sagrada Liturgia, entraríamos em uma outra dimensão de amor.

É preciso enxergarmos mais... é preciso adentrarmos os mistérios, é preciso ir além do que podemos ver. Atingir o sobrenatural. Isso é dom, é graça de Deus! Só vamos conseguir se pedirmos, se nos esforçarmos, se nos achegarmos à Ele, termos intimidade!




Eu estou muito orgulhosa deste meu amigo! E vou escrever na próxima o conteúdo do testemunho!
E quero também ficar feliz também pelo seu! 

Paz e bem. Unidos, 
Lari. 

Comentários