Mãe Real: 300 Anos


"Eis que vi descer do céu a cidade santa, a Nova Jerusalém, 
adornada como uma noiva para seu esposo." (Ap 21,2)


Geração, 
como bem sabemos e ouvimos durante todo o ano, estamos (ainda) no Ano Mariano, instituído no Brasil devido aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, em nosso país.
Com o lema "Do fundo do Rio Paraíba para o Coração do Brasil" chegamos, finalmente, às vésperas da grande comemoração tricentenária (amanhã), e, por isso, hoje está mais que especial! 

Com o título de Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição (apesar do dogma ser recente, 1854), por ter sido achada, deram, carinhosamente, o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou apenas Nossa Senhora Aparecida.
A origem da imagem é portuguesa, e não foi encontrada da cor original, enegreceu devido ao tempo que ficou nas águas do rio, pois o lodo penetrou no barro (terracota).  


Desde que foi encontrada, foram muitos milagres, graças recebidas de Deus por intercessão da Virgem e muitas manifestações de fé e gratidão. Logo em seguida seu encontro, o primeiro milagre se deu por sua intercessão, o conhecido "milagre dos peixes". E desde então já se espalhou sua devoção.
Durante esses trezentos anos de Nossa Senhora milhares de testemunhos conhecemos e estão depositadas hoje na sala dos milagres em sua basílica e há muitos outros que não se sabe. Há também um museu em sua basílica com os vestígios dos milagres mais famosos: o concreto do piso do milagre do cavaleiro ateu (que tentou entrar com seu cavalo na basílica e as patas ficaram grudadas) , m que ficou com as marcas das patas do cavalo; as correntes de ferro que se abriram milagrosamente do escravo condenado à morte, dentre outros. 

A Virgem negra nas águas achadas, veio mostrar ao povo brasileiro que não há diferença de raças, todos são filhos amados de Deus! De escravos à princesas (que presenteia com coroa de diamantes e ouro e manto à imagem), todos recebidos e atendidos pelo amor misericordioso de Deus à pedido de sua Mãe Santíssima! 


 A festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: dia da Imaculada Conceição (08/12), 5º domingo após a Páscoa, 1º domingo de maio (mês de Maria) e 7 de setembro (Dia da Pátria), mas em 1953 a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em sua Assembleia, determinou que a festa dedicada a Nossa Senhora Aparecida fosse celebrada no dia 12 de outubro, porque é um número bíblico simbólico além da aproximação da época do encontro da Imagem, que ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717 (segundo estudos no dia 17)

Por ocasião da visita do Papa II ao Brasil, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei n. 6.802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”, conforme consta no Diário Oficial da União de 1º de julho de 1980.


Eis a Virgem oferente, toda entregue ao Senhor! Assim é a Virgem Imaculada, 
a Senhora Aparecida. A ti saudamos, ó Mãe querida, pois pelo teu ''sim'' 
Jesus nos trouxe a alegria da vida plena!
Obrigado Mãe, por serdes Aparecida do Brasil!


Que possamos neste dia, de forma especial, nos consagrar a Virgem Maria, rogar pela nossa pátria, entregar as crianças violentadas, abusadas, abandonadas e marginalizadas; clamar a paz, o amor, a concórdia!  Que possamos clamar a Deus a graça de amá-La de forma agradável e real, da forma que Ele deseja, espera e pediu para que a amemos. 
Que neste dia de festa e celebração pelos 300 anos da Rainha e padroeira do Brasil, nos unamos ao Seu Imaculado Coração transpassado pela espada de dor, até hoje pelas ofensas à ela e ao Seu Filho e contritamo-na um pouco com nosso amor. 


Salve Maria Imaculada!
Att.
Lari Cesário

Comentários